No inicio da palestra feita pelo Dr. Márcio Vaz, ele frisou que só a democracia é capaz de proporcionar um momento como este de esclarecimento do projeto entre a empreendedora e a sociedade, mas que este momento foi provocado pela sociedade que se mobilizou através do Comitê Rosariense de Defesa do Meio Ambiente, e foram às ruas provocar as autoridades que até então só falavam em projeto de Zoneamento Industrial. Dr. Márcio Vaz falou também do conceito mundial dos “Três Erres” – REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR – como forma de conter o acumulo de lixo em nossa sociedade.
Falou da Lei 12.305 de 02/08/2010, sancionada pelo Presidente Lula, que proíbe o uso até 2014 dos lixões em nossos Municípios, os quais tem que ser adequados aos aterros sanitários, podendo ser firmado parcerias entre poder público e privado para fazer do lixo gestão economicamente sustentável. E que Rosário é o Município com melhor opção técnica para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos. Foi apresentado o Vídeo do CTR de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A parte técnica e de funcionamento e impactos com responsabilidade social e ambiental foram apresentados pelo Dr. Mário Edson da URCD e Andreia Pereira, da IDRAEL.
No momento em que a Igreja trabalha Campanha da Fraternidade 2011com o tema: FRATERMIDADE E VIDA DO PALNETA e o Lema: “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO” (Rm. 8,22), a Paróquia de Rosário se fez presente através do seu Pároco Pe. Hamilton Sobreira e membros de grupos, pastorais e movimentos, que participaram ativamente das discussões sobre a implantação do projeto do CTR em nosso município.
Esse empresário só pensa em obter lucro e mais nada! Agora não adianta chorar sobre o leite derramado!
ResponderExcluir