PASCOM - ROSÁRIO.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Arraial Paroquial 2011
Grupo Jovens Solidários Realiza Ação Social
O Grupo de Jovens Solidários realizou na comunidade de Jenipapeiro a IX Ação Social, evento que é promovido todos os anos. A ação conta com a participação de Jovens de outros grupos e também de voluntários que se sentem motivados a participar e ajudar na realização da mesma, doando um pouco do seu tempo em favor de um bem maior: ajudar o próximo.
Parabéns aos Jovens Solidários pelo empenho e dedicação na realização desse trabalho tão importante que visa ajudar comunidades carentes da nossa Paróquia.
PASCOM – Rosário
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois dePentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho
Fonte: Winkipédia
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Dom Benedito celebra a Crisma em Rosário
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito recebeu com muita alegria Dom Benedito Araújo, recém ordenado Bispo Coadjutor de Guajará-Mirim neste domingo (12), para celebrar a missa do Santo Crisma às 19:00h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em que 39 jovens se apresentaram diante do altar do Senhor e sob a imposição das mãos de Dom Benedito confirmaram sua fé, e o seu batismo.
Foi a primeira celebração de Dom Bendito em Rosário depois que foi ordenado Bispo, como também foram os primeiros jovens crismados por ele. Dom Benedito que sempre teve uma ligação forte com a Paróquia de Rosário, desde os tempos de seminarista, que aqui vinha fazer pastoral na época de Pe. Carmelino e recentemente assessorou a última Assembléia Paroquial, que aconteceu na comunidade de São Miguel. Foi concelebrante nesta liturgia o nosso Pároco Pe. Hamilton Sobreira, e no final da celebração foi servido um coquetel aos crismados, padrinhos e familiares no salão paroquial.
Aos crismados nossos parabéns e muita força para continuar testemunhando a fé cristã em nossa Igreja.
PASCOM - ROSÁRIO
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Ordenação Episcopal de Dom Benedito Araújo
A Arquidiocese de São Luis com a Diocese de Guajará- Mirim, celebraram neste sábado (04) às 17:00h no Multicenter Sebrae a ordenação Episcopal de Dom Benedito Araújo, que teve como ordenante principal Dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana e como consagrante, Dom Geraldo Verdier, bispo da Diocese de Guajará-Mirim e Dom José Belizario da Silva, Arcebispo da Arquidiocese de São Luis.
Dom Benedito Araújo, nasceu no povoado conceição Itapecuru – Mirim de onde por conta de grilagens de terras, um dos grandes males de nosso Estado, sua família e muitas outras foram expulsas de suas moradias, tendo assim mudado para a capital São Luis, se instalando na Maioba do Cururuca, onde o menino Benedito cresceu ao som das matracas do Boi da Maioba, estudou e junto com outros jovens da comunidade fundou o grupo de Jovens Jucrima, onde começou a vocação para o serviço sacerdotal. Tendo sido ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1991 pelas mãos do saudoso Dom Paulo Pontes. Depois de um relevante trabalho e várias atividades desenvolvidas na Arquidiocese de São Luis, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Coadjutor da Diocese de Guajará-Mirim – Rondônia em 23 de março deste ano.
Grande é a alegria da Igreja do Maranhão e todo seu clero em está disponibilizando pastores para conduzir o rebanho de Cristo no Brasil e no Mundo.
A Dom Benedito os nossos Parabéns e um bom trabalho em sua nova missão.
PASCOM – ROSÁRIO.
-
O Grupo de Oração Renascer da nossa Paróquia esta realizando o I Carnaval com Cristo "Jesus é a nossa Festa" que acontecerá dia 26...
-
Barraca de exposição de Imagens e elementos litúrgicos seculares, livros de registro de batismos, datado de ...