terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A URCD Ilha Grande apresenta Projeto da Central de Tratamento de Resíduo de Rosário – CTR - Rosário

Em uma audiência preliminar que aconteceu sexta feira dia 18 a partir das 14:00h, a URCD ILHA GRANDE, empreendedora do CTR Rosário e a IDRAEL, responsável pelos estudos de impactos ambientais do projeto, reuniu a sociedade Rosariense no Ginásio “O Ferreirinha” para apresentação do projeto da central de tratamento de resíduos de Rosário.

No inicio da palestra feita pelo Dr. Márcio Vaz, ele frisou que só a democracia é capaz de proporcionar um momento como este de esclarecimento do projeto entre a empreendedora e a sociedade, mas que este momento foi provocado pela sociedade que se mobilizou através do Comitê Rosariense de Defesa do Meio Ambiente, e foram às ruas provocar as autoridades que até então só falavam em projeto de Zoneamento Industrial. Dr. Márcio Vaz falou também do conceito mundial dos “Três Erres” – REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR – como forma de conter o acumulo de lixo em nossa sociedade.

Falou da Lei 12.305 de 02/08/2010, sancionada pelo Presidente Lula, que proíbe o uso até 2014 dos lixões em nossos Municípios, os quais tem que ser adequados aos aterros sanitários, podendo ser firmado parcerias entre poder público e privado para fazer do lixo gestão economicamente sustentável. E que Rosário é o Município com melhor opção técnica para a implantação da Central de Tratamento de Resíduos. Foi apresentado o Vídeo do CTR de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A parte técnica e de funcionamento e impactos com responsabilidade social e ambiental foram apresentados pelo Dr. Mário Edson da URCD e Andreia Pereira, da IDRAEL.

No momento em que a Igreja trabalha Campanha da Fraternidade 2011com o tema: FRATERMIDADE E VIDA DO PALNETA e o Lema: “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO” (Rm. 8,22), a Paróquia de Rosário se fez presente através do seu Pároco Pe. Hamilton Sobreira e membros de grupos, pastorais e movimentos, que participaram ativamente das discussões sobre a implantação do projeto do CTR em nosso município.

PASCOM - ROSÁRIO




Um comentário:

  1. Esse empresário só pensa em obter lucro e mais nada! Agora não adianta chorar sobre o leite derramado!

    ResponderExcluir

FELIZ PÁSCOA!