segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza Audiências Públicas de Apresentação do Projeto da CTR-Rosário

Nos dias 22 e 23/02/2011 a Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizou as audiências públicas exigidas por lei para o licenciamento prévio de implantação da Central de Tratamento de Resíduos no Município de Rosário, CTR- Rosário.

A primeira aconteceu dia 22 no Ginásio o Ferreirinha em Rosário, a segunda foi dia 24 na Fabrica de Exposições em São Luis.

Nas duas audiências falou-se muito na Lei 12.305 de 02/08/2010, sancionada pelo Presidente Lula, que acaba com os lixões até 2014, prazo para que os Municípios possam se adequar aos aterros sanitários.

Com a implantação desse projeto, o Município de Rosário ganhará, como compensação, uma escola de informática, a coleta e a destinação do lixo de Rosário durante 05 anos, conforme falou o prefeito Bimba na audiência do Ginásio o Ferreirinha, como também a solução do lixão de Buenos Aires, com a Central de Resíduos sólidos - CTR-Rosário; que é um projeto de iniciativa privada de responsabilidade da URCD – ILHA GRANDE, com prazo para operar no município de Rosário durante 30 anos, com visão totalmente no lucro que vai gerar o projeto.

Como ficará a situação de Rosário se depois de 05 anos o Município não tiver condições de destinar os seus resíduos para a CTR-Rosário? Outro ponto que não ficou claro nas duas audiências foi a questão dos recebimentos dos resíduos domésticos de outros municípios pela CTR-Rosário: na audiência do Ferreirinha o Dr. Mário Edson disse que lixo doméstico, só o de Rosário, e na audiência de São Luís disse que o empreendimento está preparado para receber todo lixo doméstico da Grande Ilha e de outros Municípios. É preciso que fiquemos atentos.

Agora fica a mercê dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Publico, de nossos Municípios, sentar com a empresa e rever esses pontos. A sociedade civil organizada, o comitê de Meio Ambiente, as Igrejas e a sociedade, já fizeram a sua parte.

Temos que nos preocupar com a vida do Planeta, para que não venhamos “gemer, como em dores de parto.”

PASCOM - ROSÁRIO






2 comentários:

  1. 5 anos é o prazo pra renovar licença ambiental e alvará... Cabe a quem ta no governo daqui a cinco anos fazer uma nova negociação ambiental.

    O estudo contempla o maior número de cidades, mas de fato receber resíduos de outras cidade não é tão simples, até pq o prefeito atual é contra por exemplo o lixo da ilha de são luís.

    ResponderExcluir
  2. DEus abençoe esse maravilhoso trabalho!!!

    ResponderExcluir

FELIZ PÁSCOA!