terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em Rosário falta Segurança e Cresce a Violência

Na cidade de Rosário localizada a 70km de São Luis capital do Estado do Maranhão, é crescente o número de casos de violência que vem acontecendo entre nossos jovens, devido o auto consumo de drogas e a disputa pelas áreas de tráfico e distribuição.


Nos últimos dois anos quantos crimes aconteceram vitimados por armas de fogo e arma branca, sem que os autores estejam atrás das grades pagando por seus atos violentos. É comum em Rosário acontecerem tiroteios nos finais de semana em que as vítimas são sempre pessoas inocentes.


Que as autoridade competentes tomem providências acerca deste grande problema, para que as famílias, os jovens, os idosos e pessoas de bem possam andar com segurança pelas ruas da nossa querida cidade.


PASCOM - ROSÁRIO

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aniversário de José de Ribamar Serra

Quem mudou de idade neste Sábado (27) foi o Sr. José de Ribamar Serra, que é músico e grande incentivador da cultura em nosso município, pela manhã foi celebrada uma missa em ação de graça na Igreja de Nossa Senhora do Rosário presidia por Pe. Hamilton na presença de seus filhos, familiares e muitos convidados, logo depois foi servido um café da manhã em sua residência, seguido de feijoada e churrasco na sede dos casais.

A José Serra os nossos Parabéns!

PASCOM - ROSÁRIO


Forania São Benedito realiza Caminhada da Esperança pela Justiça e Paz


Aconteceu nesta sexta (26) pela manhã em Humberto de Campos e a noite em Morros duas grandes caminhadas da Esperança pela Paz e Justiça em memória da alma do Pe. Bernardo Muniz Rabelo Amaral, que foi brutalmente assassinado no sábado (20) por um bandido covarde e cruel, que não se conteve com os pertences que havia com o padre, tendo friamente lhe roubado a vida, em plena juventude de seus 28 anos e em menos de 03 meses que fora ordenado Sacerdote.

“Tu és Sacerdote Eternamente”... (sl 110,4)

“Ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de quem Ama”

Pe. Bernardo que Deus recebe na morada eterna, onde continuarás a vida sacerdotal...

No final da caminhada foi celebrada uma missa presidida por Dom Belizário na presença do Clero da Arquidiocese, dos familiares, amigos e toda a comunidade.

PASCOM - ROSÁRIO

Confira mais fotos:

Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário realiza Formatura do ABC


O Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário realizou nesta sexta (26) a Festa de Formatura do ABC em que 14 formandos receberam seus diplomas, num clima festivo entre pais, padrinhos, convidados e todo corpo docente da escola.

O Centro Educacional Nossa Senhora do Rosário iniciou suas atividades em 1997 com a coordenação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, conta com o apoio financeiro da Paróquia São José de Ahaus da Alemanha, da ajuda voluntária de algumas famílias da comunidade de Rosário e da Secretaria Municipal de Educação que ajudam na formação Educacional de Nossas Crianças. O serviço de limpeza e preparação da merenda conta com o apoio voluntário dos pais dos alunos, que de forma organizada acompanham de perto a vida escolar de seus filhos.

O corpo docente da escola é formado pelas professoras Narliene Melo, Conceição, Márcia, Leia e Jôse e tem o apoio incondicional de nosso Pároco Padre Hamilton Sobreira Silva.

Seja você também um doador colaborando com a educação de nossas crianças.

As Matrículas estão abertas e as aulas vão iniciar dia 24 de janeiro de 2011.

Qualquer informação ligue: 098-33452084 com Stela ou 098-33453115 com Narliene

PASCOM - ROSÁRIO

Advento


O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Coroa do Advento: Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

Termo: Advento vem de adventus, vinda, chegada, próximo a 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Forma uma unidade com o Natal e a Epifanía.

Cor: A Liturgia neste tempo é o roxo.

Sentido: O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.

Duração: 4 semanas

FONTE: Wiki Canção Nova

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Missa de sétimo dia do padre Bernardo Muniz

A arquidiocese de São Luis e a Forania São Benedito promovem caminhada pela paz nessa sexta feira (26). O evento faz parte da celebração de sétimo dia da morte do padre Bernardo Muniz, brutalmente assassinado no último sábado. Uma das celebrações acontece em São Luis na Igreja de Santo Antonio, no centro, as 11horas da manhã. Já na Forania São Benedito, a paróquia de Humberto de Campos, onde exercia o início de seu ministério, irá realizar às 7 horas, caminhada pela paz seguido de Missa. Em Morros, sua cidade natal a caminhada será as 17 horas. Em seguida a Santa Missa às 19 horas.

Durante toda a semana as fachadas da Igreja esporam faixas negras como sinal de luto e indignação pelo assassinato do Neo-sacerdote. De acordo com o promotor vocacional da arquidiocese, que acompanhou desde cedo o caminho vocacional do Pe. Bernardo, padre Antonio José: “O momento de dor e perdas que estamos vivendo deve ser um momento eficaz de nos colocarmos confiantes naquele que nos consola e fortalece na luta pela justiça e pela paz.” Afirmou o padre.
FONTE: PASCOM SÃO LUIS / ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Legião de Maria de Itapecuru comemora 50 anos

Aconteceu neste sábado (20) a Festa do Jubileu de Ouro da Legião de Maria que celebrou 50 anos de caminhada e evangelização, com o tema “Fazei Tudo que Ele Vos Disser” e o Lema “Tudo Por Jesus, nada sem Maria”. Os legionários de Itapecuru, Vargem Grande, Anajatuba, Nina Rodrigues, Axixá e Rosário se reuniram no colégio Airton Sena, bairro caminho grande vivenciaram muitas alegrias com palestras, animação e todo o histórico da Legião de Maria em Itapecuru contada em DVD pelos legionários fundadores as Senhoras Maria Emidia e Manir depois D. Merci, D. Isabel e D. Sebastiana que esteve presente e também D. Santa, D. Socorro e o Sr. Florentino .

Fez-se memória ao nosso saudoso diretor espiritual Mons. Benedito Chaves Lima. No Final foi feito uma caminhada até a igreja matriz de Nossa Senhora das Dores em que foi celebrada uma missa em ação de graças presidida por Pe. Moraes auxiliado por Pe. Jean.

Ao comitium Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos os nossos Parabéns!


PASCOM - ROSÁRIO

NÃO A VIOLÊNCIA. SIM A VIDA!

Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11, 25).

Em princípio queremos deixar claro que é preciso afirmar categoricamente o nosso não pela violência e o nosso sim pela vida. Essa opção positiva é sem dúvida a nossa bandeira. Nos últimos dias, familiares e amigos foram surpreendidos com a trágica notícia da morte do jovem padre, Bernardo Muniz Rabelo Amaral, que fora ordenado recentemente presbítero para a Igreja de Deus presente na Arquidiocese de São Luís do Maranhão e que vinha desempenhando o seu pastoreio na paróquia de São José do Periá, na cidade de Humberto de Campos.

Nós cristãos não podemos ficar indiferentes frente à realidade que nos interpela, e muitas vezes nos deixa inertes. Pois, somos a todo instante confrontados com as chagas da violência que ceifam vidas. O presente artigo busca reivindicar um valor supremo que em dias atuais esta se transformando em banalidade, que é a vida.


Na missa de corpo presente realizada ontem, domingo dia 21, o Arcebispo Metropolitano de São Luís, dom. José Belisário da Silva, falava do mistério da iniqüidade presente em nossa sociedade. A cada instante somos abordados por cenas de violência que por sua freqüência parecem criar em nós um comodismo, pois diante daquilo que é rotina tendemos a encarar algo como sendo “normal”. Essa aparente normalidade adentra as nossas casas, comunidades, bairros e cidades e tira de nós os nossos sonhos, projetos e realizações. Transforma em dor aquilo que foi construído com muito esforço e dedicação.

A morte do jovem padre é para nós um sinal de que é chegada a hora de gritarmos e gritarmos forte contra a violência reinante em nossa sociedade. E gritar contra esta violência é apresentar um proposta de vida, na qual seja valorizada e defendida sempre. Somos chamados e sermos promotores da vida e nunca deixar que os sinais de morte superem a grandeza e beleza da vida.


Estas palavras não querem ser apenas palavras ditas, mas palavras que questionem, que provoquem e que tirem de nós a apatia frente a cultura de violência que a tempos vem se instalando em nossa sociedade. Com o martírio do padre Bernardo, queremos nos irmanar com inúmeras famílias que são vítimas da maldade e crueldade de homens, que por não terem amor a suas vidas não consideram as vidas das pessoas como algo precioso.

A nossa cidade à pouco tempo atrás se alegrava em receber um filho seu como sacerdote. Hoje essa alegria foi transformada em luto, não pela vontade de Deus, mas pela maldade dos homens. É verdade que queremos com estas palavras expressar a nossa revolta, indignação, mas não queremos parar nestes sentimentos, pois a fé que temos no Deus da vida é maior e mais forte, e é ela que nos dá a certeza de que não devemos desanimar em nossa caminhada.

O sangue derramado pelo padre Bernardo clama, do seio da terra, por justiça. Não sejamos insensíveis a tal clamor. O sangue de inocentes também fecunda a terra e para que esta seja fecundada é necessário plantar as sementes: da paz, da justiça, do respeito, do amor e da vida. Todos nós somos chamados a partir de agora a sermos estes semeadores.

Não é verdade que os sonhos e os projetos do querido padre Bernardo foram extirpados, mas estes continuam vivíssimos em nós. Vejamos que a responsabilidade dele agora é nossa e o seu brevíssimo ministério não acabou, mas está apenas começando.

É, sem dúvida, um momento de mobilizar os diversos setores de nossa sociedade para que juntos possamos refletir sobre políticas que venham garantir a nossos jovens, condições que lhes possibilitem acreditar no amanhã. Diante destes fatos o Senhor nos propõe uma escolha à vida. Desde já, escolher a vida é assumir uma atitude profética, pois existem ideologias que nutrem uma cultura de morte.


Desse modo, a defesa da vida deve ser feita a partir dos valores evangélicos, ou seja, a partir do amor, pois só assim seremos artífices da vida. Por fim, não é fácil assumir a opção pela vida, pois são inúmeros os sinais que contradizem a proposta de Jesus de Nazaré de vida plena para todos os homens. Que o Senhor da vida nos permita, enquanto discípulos seus, escolher sempre e sem jamais cessar a vida.


Jadson Borba
FONTE: PASCOM SÃO LUIS

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faleceu na noite de sábado por ferimentos de arma de fogo o Padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral.

Faleceu na noite de sábado por ferimentos decorrente de arma de fogo o Padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral.

Padre Bernardo estava vindo do povoado de Quebra Anzol com destino a Achuí interior do município de Humberto de Campos, ele estava dirigindo uma caminhonete S10 quando deu carona para o assaltante que poucos metros depois anunciou o assalto, embora não tenha reagido Padre Bernardo foi alvejado por dois dos cinco disparos feitos pelo assaltante. Um dos projéteis atingiu o pescoço e o outro atravessou o seu tórax atingindo gravemente o seu pulmão, o fato deu-se por volta das 15h00 horário local, o Padre Bernardo foi socorrido poucos minutos depois por um senhor conhecido como “Bibil” tendo sido levado ainda consciente para o hospital de Humberto de Campos onde recebeu os primeiros socorros, sendo transferido imediatamente para o Hospital São Domingos no município de São Luis, Padre Bernardo deu entrada no hospital ainda com vida por volta das 18h30, tendo sido submetido a uma intervenção cirurgica não resistiu e veio a óbito por volta das 21h00h horário local do dia 20 de novembro de 2010.

Padre Bernardo Muniz Rabelo Amaral nasceu em Morros, em 12 de Janeiro de 1982. Filho de Osmar Lima Amaral e Maria de Fátima Muniz Rabelo Amaral. Foi batizado em 24 de junho de 1982 na cidade de Morros pelo Padre Luigi Muraro e crismado em 05 de outubro de 2002, em São Luís por Dom Geraldo bispo auxiliar.

Tem uma família de seis filhos, sendo ele o quinto irmão. Estudou na cidade de Morros da 1ª série a 4º na escola Padre Malagrida; da 5ª a 8ª na Unidade Integrada América Central e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Monsenhor Bacellar. Foi crismado em 05 de outubro de 2002, em São Luís.

Participou na paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Munin de Morros, de dois grupos de jovens um deles foi o GAJ, o qual participou durante 8 anos. Ainda participou do grupo vocacional, da legião de Maria durante dois anos. Trabalhou na Igreja matriz durante dois anos como sacristão. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Cura D’Ars em 26 de Julho de 2002, tendo sido acompanhado e apresentado pelo Pe. Antonio José Ramos.

Recebeu a ordenação diaconal no dia 21 de fevereiro de 2010 na Catedral Nossa Senhora da Vitória na Arquidiocese de São Luis e a sua ordenação Presbiteral aos 5 de setembro do mesmo ano no município de Axixá.

Padre Bernardo foi nomeado vigário paroquial para o município de Humberto de Campos na mesma semana passando a exercer o seu ministério juntamente com o padre Ribamar.

A Arquidiocese de São Luis na pessoa do seu Arcebispo Metropolitano Dom José Belisário da Silva, de todos os Padres e seminaristas deseja a todos os familiáres e amigos do Padre Bernardo os mais sinceros votos de pesar.

Dom José Belisário da Silva

Padre Antônio José

Marcos Rocha

FONTE: Arquidiocese de São Luis


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Comunidade de Buenos Aires pede Socorro!!!

A comunidade de Buenos Aires situada a 4km da sede do município de Rosário que a 13 anos vem sofrendo com todo o lixo doméstico da cidade de Rosário que é colocado na comunidade sem nenhum tratamento.

Vem pedir às Autoridades competentes e aos órgãos de defesa do Meio Ambiente, a não implantação do Lixão Regional, projeto que já foi autorizado pelo Prefeito e Vereadores do Município.

No Lixão Regional serão colocados além de todo lixo doméstico das cidades vizinhas, o lixo dos hospitais desta cidades e o que ainda é pior o lixo tóxico das industrias da região (Alumar, Vale, OGX, Margusa e da Refinaria de Bacabeira).

No podemos ser Lixeiro de Ninguém!

Ajude-nos a nos livrar deste Grande Mal.

PASCOM - ROSÁRIO








Assembléia Paroquial 2010

Com o tema Mística e Missão da Igreja, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reuniu os representantes de grupos, pastorais, movimentos, serviços e comunidades de 12 a 14/11 na comunidade de São Miguel para a realização da Assembléia Paroquial 2010, que foi realizado com estudos e palestras sobre o tema Mística e Missão da Igreja por Pe. Benedito Araújo (Biné) discussão sobre os impactos ambientais, que nossas comunidades vem sofrendo com os grandes projetos implantados em nossa região.

No final foi celebrada uma Missa, presidida por Pe. Hamilton Sobreira.


PASCOM – ROSÁRIO





Legião de Maria comemora 50 anos em São Luis

Neste domingo (14) os Legionários do Maranhão e Piauí se reuniram no Ginásio Castelinho, para comemorarem os 50 anos de caminhada e evangelização em São Luis capital do Maranhão.

Ao Senatus Fidélis os nossos Parabéns.

PASCOM – ROSÁRIO


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Novos Ministros da Sagrada Comunhão na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito tem novos Ministros da Sagrada Comunhão que foram instituídos neste domingo (7) em uma Celebração Eucarística presidida por Pe. Hamilton Sobreira vigário Foraneo da Forania São Benedito, pela realização do II Congresso Eucarístico. São 07 novos Ministros da Sagrada Comunhão para servir no altar do Senhor e levar a comunhão aos nossos irmãos enfermos impossibilitados de vir a igreja.

A eles os nossos Parabéns!

PASCOM - ROSÁRIO

Forania São Benedito Celebra o II Congresso Eucarístico

Vivemos um momento solene importante e valioso em nossa Forania neste domingo (7) com a celebração do II Congresso Eucarístico, cujo o tema foi “Eucaristia e Missão”. Que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munin na cidade de Morros – MA. Em que as 8 Paróquias da Forania São Benedito, se reuniram para celebrar e viver este profundo momento de fé e culto a Jesus Cristo, ressuscitado e realmente presente nos sinais sacramentais que Ele mesmo escolheu para ficar conosco e conosco caminhar todos os tempos.

Na chegada, houve uma grande concentração no retorno na entrada da cidade, seguido da caminhada até a igreja matriz onde aconteceu a celebração da Eucaristia, presidida por Pe. Hamilton Sobreira, com auxilio dos 8 padres da Forania São Benedito, em que aconteceu a instituição dos novos Ministros da Palavra e da Sagrada Comunhão de nossa Forania. Após a missa foi feita a exposição do Santíssimo e ao longo do dia aconteceram palestras, confissões, louvores, adoração e testemunhos, finalizando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

PASCOM – ROSÁRIO

Confira mais fotos:

FELIZ PÁSCOA!