quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Festejo de Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Itamirim

Queridos irmãos e irmãs, mais uma vez vamos celebrar o Festejo da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Este é um momento muito especial para nossa Comunidade e nós do Grupo Deus é Nossa Luz, convidamos a todos para juntos caminhar-mos rumo a essa missão de coração aberto à graça do bom Deus.

E assim como Maria sejamos servos do Senhor e guiados por tuas mãos buscamos na prática da justiça o amor e a solidariedade para alcançar a nossa salvação.

Participe conosco, contamos com a sua ajuda neste peregrinação.

Confira a programação:

04/10 - Segunda Feira
05:00h - Abertura com Alvorada
19:00h - Celebração da Palavra
Tema: Mãe Aparecida, queremos ser uma Igreja Servidora

05/10 - Terça Feira
19:00h - Ladainha
Tema: Maria, SAolidária na dignidade do trabalho

06/10 - Quarta Feira
19:00h - Ladainha
Tema: Maria, intercessora das vocações

07/10 - Quinta Feira
19:00h - Ladainha
Tema: Maria Mãe de Deus, Mãe da Igreja

08/10 - Sexta Feira
19:00h - Ladainha
Tema: Mãe Aparecida anima a Juventude para uma vida Missionária

09/10 - Sábado
19:00h - Ladainha
Tema: Maria e a convivência familiar

10/10 - Domingo
19:00h - Ladainha
Tema: Maria a serviço da Educação e da Vida

11/10 - Segunda Feira
19:00h - Ladainha
Tema: Maria Mãe dos Caminhantes

12/10 - Terça Feira
09:00h - Missa Solene
10:00h - Batizados
16:00h - Procissão
19:00h - Comemoração em homenagem as Crianças
Tema: Com Maria, as crianças se alegram no Amor de Deus.

OBS: A festa Dançante vai ser dias 16 e 17 de outubro.

PASCOM - ROSÁRIO

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Visita do Núncio Apostólico a Arquidiocese de São Luis

Visitou nessa segunda-feira, 27, a Cúria Metropolitana e a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Vaticano no Brasil. Dom Lorenzo em companhia do Arcebispo Metropolitano, Dom José Belisário, primeiramente visitou a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, onde foi recebido pelo Padre Airton César.
Em seguida, Dom Belisário apresentou ao Núncio o prédio da Cúria Metropolitana, onde Dom Lorenzo deu entrevista a Fundação Dom José de Medeiros Delgado (Rede Vida e TV Nazaré), sendo acolhido pelo corpo funcional do Arcebispado


Texto: Pe. Heitor Moraes

FONTE: PASCOM - SÃO LUIS

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Núncio Apostólico Encerra o Festejo de São José de Ribamar

O festejo foi encerrado com uma grande missa campal na concha acústica as 17h30, Tendo como celebrante principal S. Exa. Revma. O Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. Junto concelebrava o Arcebispo Dom José Belisário com os demais párocos solidários e padres da Arquidiocese de São Luís.

Na homilia Dom Lorenzo frisou a importância de São José como Patriarca na Sagrada Família e como intercessor do povo de Deus, ainda destacou a importância e a devoção que o povo ribamarense tem pelo Santo Padroeiro.

Dom Belisário agradeceu ao Núncio por ter aceitado o convite para celebrar e ao mesmo tempo pediu as bênçãos do Papa para o povo ludovicense e ribamarense em sua próxima visita no Vaticano. Também estavam presentes as autoridades civis, o prefeito e a primeira dama de Ribamar entre outros. Após a celebração a multidão acompanhou a procissão pelas ruas da cidade, com louvores, agradecimentos e pedidos.

VOÇE SABE O QUE FAZ UM NÚNCIO APOSTÓLICO?

O núncio apostólico é o titular de uma nunciatura, ou seja, um órgão de alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé e costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo, portanto é o representante do papa em um país.

Dom Lorenzo Baldisseri é arcebispo titular de Diocleziana. Nasceu em Barga (Lucca), Itália, em 29 de setembro de 1940. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963. Sagrado bispo e m 7 de março de 1992. Nomeado Núncio Apostólico do Brasil em 12 de novembro de 2002.





Texto e fotos: Stannly Cunha

Revisão: Ayrton Frank

FONTE: PASCOM - SÃO LUIS

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Catequese realiza II Show Bíblico

Foi um verdadeiro sucesso, o II Show Bíblico realizado pela Pastoral da Catequese neste sabádo (25) na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário com participação de centenas de pessoas em comemoração ao mês da Bíblia.
Os Catequisandos fizeram uma dramatização de toda história da Bíblia da Criação à Ascenssão do Senhor, com cenas marcantes e bem elaboradas pelos catequistas, cujas passagens Bíblicas foram apresentadas pelos setores da catequese, e esse ano tivemos a participação do grupo Solidários Mirins e o Ministério Jovem do Grupo Renascer.
De Parabéns a coordenação da Catequese pelo sucesso alcançado com a realização do Show.


PASCOM - ROSÁRIO

Mais fotos e vídeos:





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Legião de Maria comemora Dia da Bíblia


A Cúria Nossa Senhora do Rosário, reune os Legionários dia 23/09 às 19:00h, na Praça da Bíblia bairro barreiro para rezarem um Terço em comemoração ao Dia da Bíblia. Depois da Oração do Terço foi cantado a Ladainha do emprobrecidos, feito uma reflexão do Livro do Profeta Jonas, o livro escolhido pela Igreja para estudo no mês da Bíblia este ano, cujo tema "Levanta-te e vai à grande Cidade".

Que possamos acolher e valorizar mais a Palavra de Deus em nossas vidas, em nossa famílias e acima de tudo em nossas comunidades.

Finalizou o Presidente da Cúria Raimundo Nonato dos Santos.

PASCOM - ROSÁRIO

Confira mais Fotos:

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pe. Lindomar celebra sua Primeira Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Depois de cumprir o Ministério Diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Pe. Lindomar Lima Santos, celebra sua Primeira Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dia 19/09.

Na presença de Pe. Hamilton que com muita humildade auxiliou o novo Padre, diante de centenas de pessoas de grupos pastorais e movimentos de nossa Paróquia de seus familiares e da comunidade de Centro Grande - Axixa - MA, manifestou sua alegria e felicidade de ver seu sonho realizado “Ser Sacerdote Eternamente” (sl 110.4), Lema: Escolhido para sua Caminhada.

No final Pe. Hamilton falou do despertar vocacional do Pe. Lindomar, que aconteceu quando era Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio em Axixá, sua missão começa agora e desejou que sejas um administrador fiel ao projetos do Pai e da Igreja segundo o evangelho de Lc 16:1-13.

Pe. Lindomar recebeu da Jovem Tamires um Casula, presente dos grupos, pastorais e movimento de nossa Paróquia.


PASCOM - ROSÁRIO

Confira mais fotos:


Comunidade das Malvinas realiza Gincana Bíblica


Aconteceu dia 19/09 na Igreja São José Operário, bairro das Malvinas, uma Gincana Bíblica em comemoração ao mês da Bíblia.


Esse ano saiu vencedora a Equipe formada pela Catequese com o maior número de tarefas realizadas e o maior número de pontos adquiridos.


Paralelo a Gincana, realizou-se um Festival de cachorro quente para angariar recursos para a construção da nova igreja de São José Operário.


PASCOM - ROSÁRIO

Comunidade Unidos em Cristo Celebra Festa do Divino Espírito Santo

De 17 a 19 aconteceu a Festa do Divino Espírito Santo de Dona Mavildes na comunidade Unidos em Cristo na Travessa da Conceição.

Esse ano mais uma vez realizou-se a novena do Divino nas Famílias da Comunidade.


Dia 17 levantamento do Mastro e um momento de louvor com o Grupo Renascer, dia 18 Celebração da Palavra a cargo da Legião de Maria e do Grupo Mensageiros de Maria, dia 19 ponto alto da Festa, celebração em Ação de Graças na Matriz pelo Pe. Lindomar, logo após a celebração derrubada do Mastro, encerrando com a entrega da Coroa à Imperatriz do próximo ano.


PASCOM - ROSÁRIO


Confira mais Fotos:



Legionários de Maria da nossa Paróquia participam do Festejo de Nossa Senhora das Dores em Itapecuru




Os Legionários de Maria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, participaram dia 15/09 do Festejo de Nossa Senhora das Dores em Itapecuru.

Que esse ano teve como tema: “Jesus e a Senhora das Dores Juntos na Missão do Pai” e o Lema Ide e Anunciai.

Foram recepcionados no Salão Edell Quinn pelo Comitium Rainha dos Apóstolos, participaram da Missa Solene da Festa celebrada pelo Pe. Arinaldo Ferreira, Diretor Espiritual do Comitium Nossa Senhora da Piedade de Coroatá-MA, com o auxílio de Pe. Jean Vigário Paroquial. A tarde rezaram as Sete Dores de Maria no Salão Edell Quinn onde participaram os legionários de Itapecuru, finalizando com a Procissão de Nossa Senhora das Dores pelas ruas de Itapecuru, rezando e cantando “Padroeira o teu Povo de aclama te saúda com vasos e flores, terma Mãe confiantes te chama salve ó Virgem a Rainha das Dores”

PASCOM - ROSÁRIO

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bento XVI aceita renúncia do bispo auxiliar de São Luís


O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 15, a renúncia do bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís do Maranhão, dom Geraldo Dantas de Andrade por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º. Dom Geraldo completa 79 anos no próximo dia 29.


Natural do Rio de Janeiro, dom Geraldo foi ordenado padre pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) em 18 de dezembro de 1957, em Taubaté (SP). Nomeado bispo auxiliar de São Luís no dia 18 de fevereiro de 1998, foi ordenado dois meses depois, no dia 18 de abril.

e as atividades como bispo, dom Geraldo foi vigário geral da arquidiocese de São Luís e reitor do Seminário Interdiocesano do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão). Seu lema episcopal é “Sei em quem acreditei”.


A CNBB, por meio de sua assessoria de imprensa, agradece a dom Geraldo todo o trabalho junto à arquidiocese de São Luís e deseja que ele, agora emérito, continue enriquecendo a Igreja no Brasil e a Conferência dos Bispos com seu serviço e seus dons.


fonte: www.cnbb.org.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Multidões em Romaria para São José de Ribamar

Por Ayrton Frank

Multidões de devotos dirigiram-se em grande romaria nesta noite de sábado (18) para agradecer, pedir e louvar a Deus na cidade balneária de São José de Ribamar. São José, pai adotivo de Jesus, esposo da virgem Maria é conhecido como padroeiro do Maranhão. A romaria teve inicio com a celebração da Santa Missa às 18 horas na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Cohab. Logo em seguida deram se início as estações de São José: Uma das inovações da romaria deste ano.

Segundo os párocos solidários do santuário Pe. Claudio Roberto, Pe. Gutemberg Feitosa e Pe. Edvaldo Teixeira as estações de São José ajudam o povo a refazer o caminho trilhado pelo santo. “Queremos uma romaria mais orante” afirmou o padre Claudio. “José, justo e santo, Esposo de Maria, pai adotivo de Jesus”, é o tema deste ano do tradicional festejo de São José de Ribamar, que vai até o dia 26.

Confira a programação:

Sábado, dia 18

06h – Santa Missa

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa

18h30 – Santa Missa e envio da romaria (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab)

23h30 – Santa Missa

Domingo, dia 19

01h – Santa Missa

02h30 – Santa Missa

04h – Santa Missa de acolhida da romaria

06h – Santa Missa

08h30 – Santa Missa

10h – Batizados

11h30 – Santa Missa

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Segunda-feira, 20

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Terça-feira, dia 21

06h – Santa Missa

15h – Santa Missa da Saúde

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Quarta-feira, dia 22

06h – Santa Missa

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Quinta-feira, dia 23

06h – Santa Missa

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Sexta-feira, dia 24

06h – Santa Missa

14h – Louvor a São José de Ribamar

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Sábado, dia 25

06h – Santa Missa

07h – Procissão Marítima

17h – Santa Missa

19h – Santa Missa e novena

Domingo, dia 26

06h – Santa Missa

08h30 – Santa Missa

10h – Batizados

11h30 – Santa Missa

13h – Santa Missa

14h30 – Santa Missa

16h – Missa Campal

17h30 – Procissão em louvor a São José

19h – Show de encerramento com Celina Borges

FONTE: PASCOM SÃO LUIS

sábado, 18 de setembro de 2010

Pe. Bernardo Celebra sua Primeira Missa

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Munim (Morros-MA) se reuniu neste domingo, dia 12, para celebrar as primeiras missas dos recém ordenados Bernardo Muniz e Máxemo de Jesus ambos naturais da região da Paróquia. Ordenados no ultimo domingo (05), juntamente com o padre Lindomar dos Santos, os neo-presbíteros voltam para as suas comunidades de origem onde cresceram e cultivaram seu chamado vocacional. Com todo o povo de Deus Celebram o sacrifício Eucarístico de Cristo iniciando concretamente seu ministério pastoral.

Pela manhã o padre Bernardo celebrou em Morros. Durante a homília padre Admilson (Pároco de Primeira Cruz e Santo Amaro) retomou o tema da ordenação: "Tu és sacerdote para eternamente" e lembrou a função assumida pelo sacerdote de ser a imagem de Cristo: Sacerdote, Pastor e Rei. ao final da celebração o grupo de crianças "enviados por Maria", em nome de toda a comunidade, entregou ao padre o manto de Nossa Senhora, a Bíblia e o Báculo que a imagem de São Bernardo carrega, simbolizando o carinho da Comunidade e a missão de pastorear todo o "povo de Deus".


No final do dia foi a vez do padre Máxemo presidir a Eucarístia no município de Cachoeira Grande (98 Km da capital). O pregador Claudio Roberto, diretor espiritual do padre Máxemo, lembrou que a ordenação e a primeira missa é motivo de alegria e certeza de que Deus nos ama e não deixa de suscitar pastores para o serviço ao Reino. Segundo o padre Claudio: "não somos melhores que o povo, somos um povo de pecadores em via de conversão e que precisamos de oração", afirmou o padre.


Os três novos padres continuam até Dezembro nas paróquias em que exerceram suas atividades diaconais. A equipe da Pascom deseja aos novos padres muita força e perseverança.

FONTE: PASCOM SÃO LUIS


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1º Reencontro de Casais do ECC da Nossa Paróquia

Aconteceu dias 11 e 12 (9), o I Reencontro de Casais que fizeram o ECC (Encontro de Casais com Cristo) em nossa Paróquia, com o objetivo de despertar os casais para o engajamento na caminhada da Igreja e uma melhor proximidade com a Palavra de Deus.


No sábado (11), um momento de espiritualidade e adoração ao Santíssimo na Matriz conduzido por Padre Hamilton e o testemunho de vida conjugal do casal Jeferson e Rosânia.


No Domingo (12), iniciamos com a Missa na Matriz celebrada por Padre Hamilton, após a missa os casais se dirigiram para a AABB, onde aconteceu uma palestra com o tema "Família Formadora dos Valores Humanos e Cristãos", conduzida pelo casal Samuel e Telma, coordenadores da Pastoral Familiar da Forania São Benedito.

No Final momento de lazer e animação.


PASCOM - ROSÁRIO


Confira mais fotos:

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pe. Lindomar Celebra sua Primeira Missa






Aconteceu nesta terça (7) na Capela de São José, comunidade de Centro Grande, Paróquia Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio, forania São Benedito, a primeira Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Lindomar Lima Santos com participação de vários padres da forania São Benedito e outras foranias da Arquidiocese.
Antes da Celebração houve uma concentração na residência do Pe. Lindomar que é natural de Centro Grande, filho de Benedito Santos e Maria da Conceição Lima Santos. Depois seguiu-se em caminhada rumo a capela de São José padroeiro da comunidade, em que o Pe. Lindomar conduzia a imagem de São José acompanhado de seus familiares, os Padres recém ordenados Máxemo e Bernardo, outros Padres e Seminaristas, Coroinhas e toda comunidade, que preparou tudo com muito carinho.

PASCOM ROSÁRIO

FELIZ PÁSCOA!